A Importância do Pregoeiro
quinta-feira, 1 de maio de 2014
Saiba mais sobre O Pregoeiro, profissional encarregado pela administração pública para a condução dos pregões e julgamento do vencedor das licitações.
Toda instituição pública, e empresas privadas que vendem para o setor público, devem ter em seu quadro de funcionários um profissional encarregado para a condução dos processos licitatórios. No caso da administração pública, deve ser funcionário efetivo do órgão promotor da licitação (artigo 3º da Lei 10520/02).
Esse “cara” é O Pregoeiro, que participa das modalidade de licitação, seguindo a vigente Lei 8.666/93.
O Pregoeiro
O pregão é a licitação para a aquisição de bens comuns e a contratação de serviços de igual natureza. Deve ser conduzido por servidor qualificado para o desempenho das atribuições de Pregoeiro.
É muito grande a responsabilidade do Pregoeiro, especialmente em um cenário onde cada vez mais, governos demandam produtos e serviços da iniciativa privada, e a responsabilidade social das decisões tomadas por esse agente são fundamentais para definir os rumos da gestão pública. Atuando como uma espécie de intermediador das relações público x privadas, o Pregoiero acaba influenciando mercados ao realizar as aquisições e contratações.
Responsabilidades e atribuições do Pregoeiro
Definidas por Lei, as atribuições dos Pregoeiros são:
- Credenciar os interessados;
- Receber os envelopes das propostas de preços e a documentação de habilitação;
- Abrir os envelopes das propostas de preços, examinar e classificar os proponentes;Pregão do Governo de Rondônia
- Conduzir os procedimentos relativos aos lances e à escolha da proposta ou do lance de menor preço;
- Adjudicar para o autor da proposta de menor preço; a elaboração de ata;
- Conduzir os trabalhos da equipe de apoio;
- Receber, o examinar e a decidir sobre recursos;
- Encaminhar o processo devidamente instruído, após a adjudicação, à autoridade superior, para homologação e a contratação.
O Pregoeiro sempre conta com uma equipe de apoio que colabora no processo.
Como escolher O Pregoeiro
Somente pode atuar como Pregoeiro o servidor que tenha realizado capacitação específica para desempenhar as atribuições. Além das capacitações obrigatórias e conhecimento da legislação, o Pregoeiro designado deve apresentar habilidades em técnicas de condução e negociação.
Fonte: http://cetem-sc.com.br



0 comentários:
Postar um comentário